Na minha trajetória longa de educação, percorri todos os cantos da escola. Juntamente neste processo, com os meus alunos, que ao longo dos anos fizeram este espaço importante. Desde a escola particular até a pública, onde hoje atuo apenas na última por escolha pessoal, o espaço escolar é o lugar onde TODOS passarão e deixarão suas marcas, sejam positivas ou negativas. As escolas ainda são prisões, infelizmente. As mudanças, desde a lei LDB, não foram suficientes para modificá-las; e os estudantes, nós, estamos 'abafados': o espaço escolar aponta o mínimo espaço; aponta a violência crescendo desde a educação infantil ao ensino superior; os professores estão em formação constante, mas se sentem impotentes diante da problemática vivenciada; o estudar parece ter virado apenas uma obrigação; os teóricos apontam soluções nunca vividas por eles na maioria das vezes; o chefe, o líder, o gestor, imbui-se de poder e demanda conflitos numa suposta democracia... O espaço escolar deveria ser da comunidade, dos estudantes que promovessem ações, provocando neles o desejo de aprender e mostrar o que estão aprendendo; deveria ser das parcerias em prol da paz; deveria ser o lugar onde as ações pedagógicas provassem o resultado das políticas públicas com responsabilidade, obtendo destas condições para a realização de tais resultados. O espaço escolar deveria ser, não só o complemento da escola, mas o lugar de alegrias coletivas, das festas com temas que promovam o ser humano em sua maior realização. Com certeza, o espaço escolar um lugar com sentimentos diferentes para cada educador. Para mim, é todo o espaço que corresponde a maior parte das minhas vivências educacionais e da MINHA VIDA. É aquilo que fui para cada aluno, e o que cada um deixou em mim, e vai continuar deixando... Vamos transformar este lugar num lugar de melhores lembranças!
Nenhum comentário:
Postar um comentário