"Ninguém nasce feito. Vamos nos fazendo aos poucos, na prática social de que tomamos parte. Não nasci professor ou marcado para sê-lo, embora minha infância e adolescência tenham estado sempre cheias de 'sonhos' em que rara vez me vi encarnando figura que não fosse a de professor.
"Brinquei" tanto de professor que, ao dar as primeiras aulas... não me era fácil distinguir o professor do imaginário do professor do mundo real. E era feliz em ambos os mundos. Feliz quando puramente sonhava dando aula e feliz quando de fato, ensinava. Eu tinha na verdade um certo gosto docente, que jamais se desfez em mim. Um gosto de ensinar e de aprender que me empurrava à prática de ensinar que, por sua vez, veio dando forma e sentido àquele gosto..." (Paulo Freire)
O indivíduo vai se completando à medida que convive com todos que o cercam, com o ambiente... Tudo condiz para acrescentar no outro de alguma forma. O ser humano é um ser em construção, que nunca ficará pronto... E isso possibilita a busca continua pelo aprimoramento, pela melhoraria de todas as práticas e processos, pensamentos e ações. Esse é o maior presente da humanidade: A POSSIBILIDADE.
ResponderExcluir