Pensar, agir e realizar: ações pedagógicas na escola[2]
Pensar um projeto quando iniciamos o ano é tarefa simples. Mas pensar este projeto de maneira que retirar dele as ações concretas e realiza-las, foi o grande desafio atingido neste ano de 2010.Visualizar a alegria das crianças aprendendo ora de forma lúdica, ora de forma sistematizada, apresenta a escola praticando a sua função social com participação e colaboração de todos os agentes envolvidos, não só com a intenção de ensinar, mas ensinar também de várias outras maneiras.
Cada momento do projeto, o estudante se transforma num personagem atuante de sua aprendizagem, ouvindo, participando, assistindo, realizando, construindo parcerias; de maneira a colocar o (a) professor (a) sempre como mediador e colaborador desse processo.
As crianças desenvolveram saberes desde a promoção humana, passando pela cidadania, pluralidade cultural, até a alfabetização, como ponto norteador a visão integral do processo cognitivo à integração dos conteúdos formais com diversos temas transversais, essenciais ao desenvolvimento educacional.
As oficinas favoreceram a criatividade, a cooperação e a preocupação com o meio ambiente, pois são nestes momentos que os estudantes se percebem como parte essencial desse processo. Eles começam algo, desejam definir o que pensam, e apresenta concretamente através dos seus atos práticos a simbolização desse pensamento abstrato ao concreto.
Podemos então, assim resumir estes pequenos momentos como a troca de experiências ocorridas no espaço escolar, motivando o pensar e o agir do educando, à valorização da ação pedagógica do professor, exercendo com auxílio da teoria educacional, e fazendo acontecer com sua prática cotidiana todas as ações movidas neste projeto.
Esses saberes foram fundamentais para a construção do processo educacional, vez que, toda construção de conhecimento científico se apoia numa transposição das observações da vida cotidiana, integrando a abordagem interdisciplinar proposta no Projeto anual – UM MUNDO EM NÓS.[3]
[1] Projeto anual aplicado na Escola Municipal Manoel Cardoso Neto, com participação dos professores e alunos da Instituição escolar, sob a supervisão da coordenadora Jovânia Moreira Martins.Público Alvo: Alunos das Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental I – 1º ano ao 5º ano
[2] Texto produzido pela professora Jilnete Silva Santos e a coordenadora Jovânia Moreira Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário